Como evitar erros na hora de inscrição do Fies

Por causa da desigualdade social latente no Brasil, o Governo Federal oferece uma série de programas sociais, para ajudar as pessoas em situação econômica delicada, como por exemplo, o Bolsa Família.

Enfrentando, o Governo não oferece apenas dinheiro para as pessoas em situação mais vulnerável, como também uma oportunidade para concluir o estudo, fazendo o Ensino Superior em faculdades privadas, sendo financiado por meio de um programa chamado de Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, mais conhecido como Fies.

Financiamento Estudantil
Financiamento Estudantil

Por meio desse projeto, o Governo Federal faz uma espécie de empréstimo para o estudante, porém, com dois grandes benefícios. O primeiro é que os juros desse programa são bastante abaixo do mercado, ficando na marca de 4% ao ano.

Um segundo ponto importante desse projeto, é que os estudantes apenas têm que começar a pagar esse financiamento, depois que eles se formam na faculdade e possuem um emprego, tendo assim, a chance de organizar esse pagamento junto com outras contas a serem quitadas.

Assim, milhares de estudantes veem no Fies 2019 a única forma de concluir o ensino superior e ter desse modo uma chance de crescimento na vida. Por conta disso, é de fundamental importância não errar na hora do preenchimento da ficha do Fies, não correndo assim o risco de ter a sua inscrição cancelada, antes mesmo de ser analisada.

Não preencher o curso errado

Um primeiro erro comum cometido por muitos candidatos ao Fies no momento de fazer a inscrição é o preenchimento inadequado do curso, falando de uma Universidade a qual a pessoa não fez o vestibular.

Por conta disso, é importante sempre conferir atentamente as informações preenchidas, até mesmo o seu nome e endereço, para que você não perca a oportunidade de realizar o aditamento do FIES por erros simples de serem evitados.

Ler duas vezes antes de enviar

Para evitar um preenchimento inadequado dessa sua candidatura para o Fies, uma dica importante é ler duas vezes todas as informações preenchidas, já que assim, você se certifica de que todas elas estão corretas.

Não perder o prazo de inscrição

O candidato pré-selecionado pelo Governo Federal tem um prazo de até cinco dias para confirmar a inscrição no FIES e mandar todos os documentos solicitados, comprovando assim, que ele possui a renda para participar do programa e também que tirou a nota mínima exigida no Enem.

Depois desse prazo, essa pré-inscrição é automaticamente cancelada, fazendo com que você perca a sua chance de ser agraciado com esse financiamento estudantil governamental.

Ficou interessado? Confira a lista de pré-selecionados para o FIES, divulgada pelo Portal Brasil.

Comparecer até uma agência bancária dez dias depois de a documentação ser aceita

Outro prazo comum que normalmente os candidatos ao Fies acabam perdendo é de garantir esse financiamento até dez dias depois que o Governo Federal analisou a sua documentação enviada e deu um aval para a sua inscrição.

Assim, é necessário comparecer em uma agência bancária selecionada pelo Governo e preencher todo o contrato do Fies, garantindo assim o seu financiamento.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *