Já sabe se tem direito ao PIS?

O PIS é um dos inúmeros benefícios controlados pelo Governo Federal em parceria com o Ministério do Trabalho, ele é considerado pelo os trabalhadores um abono salarial ou um 14º salário. A Caixa Econômica Federal é o banco responsável por realizar os pagamentos do PIS 2018. Se você deseja receber o benefício deve seguir alguns requisitos exigidos pelo programa e trabalhar em empresas privadas.

CEF
CEF

PIS ou PASEP?

Os trabalhadores que realizam seu trabalho tanto em empresas públicas, como em empresas privadas, possuem o direito a receber o abono salarial, porém eles são pagos por programas diferentes. Quem atua em empresas privadas tem o valor do benefício pago pelo o PIS, já quem atua em empresas públicas recebe o valor do benefício pelo programa PASEP.

A regra que o Governo utiliza para pagar os trabalhadores do PIS é a sua data de nascimento, já a regra do PASEP é através do último digito do número do PIS. Ou seja, para receber o seu benefício, independentemente de qual for, você deve ficar atento a essas observações.

Como sacar o PIS 2018?

Como já foi citado anteriormente, o banco responsável por realizar os pagamentos, e outras transações da tabela PIS 2018 é a Caixa Econômica Federal. Se você possui direito ao abono salarial, pode comparecer a uma agência da Caixa ou em lotéricas conveniadas com um documento de identificação com foto, a senha para realizar transações bancárias e obrigatoriamente seu cartão cidadão.

Se você não possui o cartão cidadão e deseja realizar transações que não seja o saque do benefício, deve comparecer a uma agência da Caixa, e realizar a solicitação do mesmo. Caso pretenda realizar o saque do seu abono, basta comparecer a um caixa de atendimento da Caixa Econômica Federal, e solicitar a atendente a retirada do valor. Para isso, é necessário que você tenha em mãos seu documento de identificação pessoal e seu número do PIS.

Consulta Abono Salarial Caixa

O novo jeito de consultar o seu abono salarial é online, sendo assim, você pode consultar de maneira muito cômoda e prática, basta acessar o portal da Caixa Econômica Federal e informar o número do seu PIS e a senha do cadastro que você realizou após ter acesso a saldos e extratos dos diversos benefícios controlados pelo Governo Federal, tais como, Seguro Desemprego, FGTS, entre outros.

Outra maneira de consultar o PIS é através a central de atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 726 0207, após realizar a ligação basta informar para a atendente o seu número do PIS.

Onde posso encontrar o número do PIS?

O número do PIS é utilizado para associar o trabalhador a Previdência Social e pode ser encontrado em inúmeros documentos do trabalhador brasileiro. Confira a seguir quais documentos que o PIS está disponível:

  • Carteira de Identidade: O número só é disponibilizado nas carteiras de identidade mais recentes;
  • Cartão Cidadão: O número do PIS é o número que está disponível na frente no cartão;
  • Carteira de Trabalho: O número é exibido próximo aos dados do cidadão;
  • Cartão do Bolsa Família: Se você for beneficiado pelo o programa bolsa família, o número do PIS estará disponível no cartão.

Cotas do PIS 2018

As cotas do PIS 2018 são disponíveis apenas para cidadãos com mais de 70 anos de idade, aposentados ou pessoas que trabalharam com a carteira assinada antes de outubro de 1988.

O saque das cotas pode ser realizado em uma agência do Banco do Brasil, caso o trabalhador tenha trabalhado de carteira assinada em empresas públicas, ou pode ser sacado em agências da Caixa Econômica Federal, caso o trabalhador tenha exercido trabalho em empresas privadas. Para realizar o saque o beneficiário deve estar sempre com os documentos de identificação em mãos.

Não se esqueça que o valor do calendário de pagamento PIS 2018 não é acumulativo, ou seja, se você perder a data estimulada para a retirada de saques, perderá seu dinheiro. Normalmente o saldo do benefício fica disponível até o dia 30 de junho, fique atento as datas!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *