Carregando...
PROMOÇÕES
  • Eu Comentei! (Julho)

  • Comente para concorrer ao livro "Cartas de Amor aos Mortos", lançamento da Editora Seguinte e um kit com diversos marcadores!

FACEBOOK
Publicidade
sexta, 12 de outubro de 2012
Arte na Baixada Santista
por Junior Nascimento

Quem costuma passar pelo Emissário Submarino, em Santos, já deve ter reparado em uma pequena movimentação no local: pessoas subindo e descendo da torre próxima ao píer, fotografando, analisando e medindo a construção. É que durante todo o mês de outubro, sete artistas da região se dedicam ao projeto “Mural da Torre” – intervenção artística colaborativa que vai difundir a cultura e a arte de rua ao cotidiano dos moradores e turistas da Baixada Santista.

A ideia surgiu de maneira bastante simples. “A maioria dos graffiteiros já visualizou a possibilidade de um trabalho em uma parede tão grande como aquela. Essa é a nossa maneira de enxergar a cidade: um conjunto interminável de telas prontas para receber a interferência da arte”, comentou Shesko, um dos envolvidos com o projeto.

A prefeitura de Santos também via a construção como uma possibilidade de integrar arte ao espaço urbano. Logo, os sete graffiteiros se organizaram para desempenhar a obra de arte a céu aberto e o projeto foi autorizado. São eles: Pesado Dub, Shesko, Colante, Thago, Beto Crash, Nando e Twosan (nomes artísticos).

A torre foi escolhida por ter uma ótima localização, ter uma parede grande e lisa, além de ser visualizada por um público grande e crescente. De acordo com o grupo, a intenção é marcar o local que, na opinião deles, melhor representa a Cidade. “Se trata de um lugar próximo a praia, onde é praticado esporte e frequentado por diversas tribos. Nada poderia representar melhor os santistas”, explicam eles.

O painel, que já tem parte de sua pintura iniciada, seguirá a ideia que o grupo tem do ambiente: terá temas relacionados ao mar, natureza, arte e o esporte. Em sua produção, serão utilizados sprays especiais, de baixa pressão e acabamento reforçado, além de detalhes feitos com pincel e stencil. São, aproximadamente, 14 metros de altura trabalhados milimétricamente, transformados no maior mural de graffiti da Baixada Santista.

A expectativa dos artistas é de que a iniciativa agrade “gregos e troianos”. “Queremos chamar a atenção de todos, tirar o graffiti da ilegalidade e também promover a cultura e a arte de rua, mobilizando o poder público e privado para várias questões. Isso tudo criando algo apenas para ser contemplado”, comenta Shesko.

O Mural da Torre é uma realização de A Fase, King Size, Bad Boy Power Drink. Patrocinado por D’Boa, Tintas e Tintas, Evolution e Sweet Sugar. Co-realização de Klãdestino, Ataque Colante, Cães de Rua e 2N. Apoio de Vasco da Gama Turismo, Tintas São Miguel, Fashion Mobile Celulares, World Digital Adesivos, Pão Kimbu Lanches, Dose de Inspiração, Coletivo Audiovisual, Galeria Santista D’arte, Janela Digital Produtora, Máxima Empreiteira e Cromática Comunicação Visual. 

Publicidade
COMENTÁRIOS (0)
Mais antigos Mais recentes
Mais antigos Mais recentes
Adicionar comentário
  • Seu nome
  • Seu e-mail
  • Website
  • Seu comentário
© 2011 Coolture News
powered by WebSquid